• Aninha

Eu sou a Rendeira da Ilha

Atualizado: 13 de Out de 2020

SÉRIE PERSONAGENS DA ILHA DA MAGIA


Olá, sou a Rendeira! E carrego comigo uma linda tradição:


“Estou presente em vários cantos de Floripa, e o Ribeirão da Ilha é meu reduto. Minha herança é açoriana, e meu oficio é fazer renda. Tranço fios desde menina usando as mãos com agilidade e delicadeza, movimento as pontas das linhas de muitos bilros fazendo renda com destreza”.



O bem conservado centro histórico do Ribeirão da Ilha, empunha orgulhosamente influências da colonização, sendo um dos bairros mais antigos de Floripa, mas é no mar que se encontra a principal atração, que teve sua história iniciada com a chegada dos portugueses da Ilha dos Açores, na metade do século XVIII. Considerado um dos maiores produtores de ostras do Brasil, o Ribeirão da Ilha é responsável por mais de 70% da venda do molusco de toda a Floripa. O principal período de consumo das ostras é no mês de outubro a dezembro. Aproximadamente 90% das ostras são comercializadas via restaurantes. O plantio inicia em janeiro. Bairro sossegado, com suas casinhas típicas e preservadas e que mantém viva a tradição dos seus antigos moradores. O Ribeirão da Ilha é um lugar para ser degustado sem pressa.

A boneca Rendeira nos faz lembrar da importância de honrarmos as heranças culturais que recebemos. Sua renda é patrimônio cultural de Floripa, presente também no Ribeirão da ilha.

A coleção de bonecos é uma celebração á cultura e ao folclore regional e nacional. Para manter vivas as nossas histórias e tradições, compartilhando elas de forma lúdica com as nossas crianças!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo