top of page
  • Foto do escritorAninha

Eu sou o Curupira

Atualizado: 13 de out. de 2020

SÉRIE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Olá, eu sou Curupira e moro na floresta!

"Protejo a natureza e se percebo que alguém a ameaça, trato logo de espantá-lo com minhas brincadeiras. Se você quiser, poderá me ajudar: cuide dos rios e das árvores e, juntos, vamos a preservar!".



Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Significado: corumi, "menino", e pira, "corpo", significando, então, "corpo de menino". O curupira é um anão forte e ágil de cabelos ruivos e a lenda diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras. Uma das principais características do curupira é possuir pés virados para trás. Dessa forma, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária. Uma característica e, talvez o ponto fraco do Curupira, é a sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Muito curioso, ele fica entretido com o novelo e a pessoa conseguirá fugir.

Seja lenda ou realidade, o boneco Curupira e sua história nos convidam para refletir a respeito de nossas atitudes perante a mãe natureza.

 

A coleção de bonecos é uma celebração á cultura e ao folclore regional e nacional. Para manter vivas as nossas histórias e tradições, compartilhando elas de forma lúdica com as nossas crianças!


Vem com a gente!

231 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page