top of page
  • Foto do escritorAninha

Nós somos os Pescadores!

Atualizado: 13 de out. de 2020

SÉRIE PERSONAGENS DA ILHA DA MAGIA

Olá, sou o pescador, e a “lida” no mar me ensinou muita coisa, vou te contar uma delas:


“Você vigia, vigia direito... com respeito e paciência, e a natureza te diz o momento certo de jogar tua rede. Aí você colhe, e agradece, aquela abundância de vida que vem do mar!”



Patrimônio cultural, a pesca da Tainha é realizada até hoje artesanalmente, o chamado "vigia", responsável por avistar os cardumes do alto dos costões, sinaliza para os companheiros lá embaixo, que aguardam o momento exato para jogar as redes. Ainda que com considerável diminuição, é vista em quase todo o litoral catarinense, principalmente na capital. A pesca da tainha acontece entre os meses de maio e julho. Os pescadores utilizam canoas típicas e um decreto municipal proíbe a prática de esportes como vela e surf nas praias da região. Junto com a atividade existe a preservação da identidade cultural que esta carrega.

Uma missa no Campeche marca a abertura da safra da tainha em Florianópolis e esta arte recebeu em 2019 o certificado de Patrimônio Imaterial de Santa Catarina.


O boneco Pescador desperta em nós a importância do esforço, da coragem e da confiança. Ele nos lembra das praias do Sul da Ilha de Floripa e da arte da pesca, transmitida de geração a geração.


 

A coleção de bonecos é uma celebração á cultura e ao folclore regional e nacional. Para manter vivas as nossas histórias e tradições, compartilhando elas de forma lúdica com as nossas crianças!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page